segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Festival de Natal em Monte Verde

O distrito de Monte Verde, Sul do estado, deve receber mais de 35 mil visitantes durante o II Festival de Natal. O evento vai até 6 de janeiro. A expectativa dos organizadores é aumentar em 30% o fluxo de turistas durante a baixa temporada e transformar o roteiro em referência turística nesta época do ano.

Para ajudar na implementação do evento, o Sebrae-MG realizou um encontro com empresários do distrito e o organizador de um dos maiores eventos de Natal do mundo: o Natal Luz, de Gramado (RS).

A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 3 milhões na construção de árvores de Natal, presépios, Casa do Papai Noel, no concurso de iluminação e decoração de fachadas de residências e estabelecimentos comerciais e no festival de gastronomia natalino.

O distrito de Monte Verde pertence ao município de Camanducaia, Sul do estado. É conhecido pelo clima frio e romântico, mas enfrenta queda de até 15% no índice de ocupação em hotéis e pousadas entre os meses de dezembro e fevereiro.

O Festival de Natal é promovido pela Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, Secretaria Municipal de Turismo, Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, em parceria com o Sebrae-MG.

O Sebrae-MG vem realizando ações para desenvolver o turismo no Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas. O Curso de Gestão Empresarial para Meios de Hospedagem, que beneficia cerca de 15 empresários do setor, é uma delas. O curso aborda temas como mercado, marketing, RH, cooperação e finanças. A Churrascaria do Gordo apóia as iniciativas de fortalecimento do turismo no Sul de Minas e acredita que o desenvolvimento econômico sustentável deve ser um objetivo de todos.

E não se esqueça, o Gordo Grill, em Itapeva, fica pertinho de Monte de Verde, com a comida mineira e o melhor churrasco da Fernão Dias.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Receita de Carne para refrescar

Com tanto calor que tem feito, nada melhor do que uma receita de carne gelada, não é? E o lagarto é uma das mais deliciosas e econômicas receitas do tipo. Por isto, aproveite a receita da Churrascaria do Gordo.

Ingredientes

- 1 Kg de lagarto

- 150 gr de azeitona verde sem caroço

- 2 colheres (chá) sal

- 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado

- ¼ de xícara (chá) de vinagre de maçã

- 4 colheres (sopa) azeite

- 4 xícaras (chá) água fervente

Molho

- 1 cebola média picada

- 1 pimentão verde picado

- 1 tomate médio sem pele e sem sementes, picado

Preparo

- Com a faca, faça furos centrais no lagarto.

- Preencha os furos com azeitonas.

- Tempere a carne com o sal e o gengibre, esfregando bem para que penetre na carne.

- Regue com o vinagre e deixe marinar durante 30 minutos.

- Acrescente a água e o vinagre usado para temperar o lagarto e deixe cozinhar durante 50 minutos após a panela pegar pressão.

- Deixe sair a pressão, abra a panela e coloque todos os ingredientes do molho.

Dica: Após esfriar na geladeira, pode ser servido no pão para as crianças ou como tira gosto para os marmanjos.

 

 

sábado, 14 de novembro de 2009

Vinagrete para churrasco

Com o calor que tem feito, o convite para um churrasco é muito bem vindo e dentre os muitos acompanhamentos, o molho de vinagrete para churrasco é uma dos preferidos. E para que o seu fique de dar água na boca, siga a receita abaixo.

Ingredientes:
:: 2 cebolas médias picadas
:: 5 tomates picados
:: 1 pimentão verde picado
:: 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
:: 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
:: Sal e pimenta do reino a gosto
:: 1 xícara (chá) azeite
:: 1/2 xícara (chá) vinagre
:: 1/2 xícara (chá) água

Preparo:
Numa tigela, misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos antes de servir.