quarta-feira, 3 de março de 2010

Receita Especial para a Semana Santa

Tem gente que passa a Quaresma toda esperando a Páscoa para saborear aquela tradicional bacalhoada, não é? Você até pode fazer uma bacalhoada em outra época, mas é agora que o prato fica ainda mais saboroso, pois vem carregado de tradição. Quem não quiser ter o trabalho de preparar pode aproveitar o almoço de Páscoa nas Churrascarias do Gordo, onde o bacalhau não vai faltar.

Mas se você deseja preparar em casa e reunir a família toda, veja esta receita que o Gordo preparou especialmente para você.

Bacalhau com brócolis regado com Azeite de Oliva

Ingredientes

600g de bacalhau em pedaços grandes

1 maço de brócolis

10 dentes de alho picadinhos

2 xícaras (chá) de Azeite de Oliva Extra Virgem Torre de Belem

Modo de Preparo

Na véspera, deixe o bacalhau de molho. Ferva para retirar todo o sal. Numa travessa retangular (média) coloque o bacalhau sobre fatias de pão amanhecido. Regue com 1 ½ xícara (chá) de Azeite Torre de Belem. Leve ao forno médio, coberto com papel alumínio por 30 minutos. Regue de vez em quando com o azeite. Frite 4 dentes de alho em 4 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Torre de Belem e refogue o brócolis. Frite o alho restante no Azeite Torre de Belem restante. Retire o bacalhau, junte o brócolis. Polvilhe com o alho frito, aproveitando o azeite da panela.

Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

 

segunda-feira, 1 de março de 2010

Arroz à Moda Contemporânea

E quem disse que um alimento simples não pode render um prato muito saboroso? Hoje o Gordo ensina uma receita de arroz, que vale como prato principal.

Ingredientes

Para cozinhar o arroz

2 xícaras (chá) de Arroz Tio João (350g)

2 colheres (sopa) de manteiga

raspas de 2 limões

½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado

1 ½ colheres (chá) de sal

Para o refogado de frango e cogumelos

2 colheres (sopa) de manteiga

1 dente de alho picado

500g de filé de frango cortado em tirinhas de 1 cm

Sal e pimenta-do-reino branca, recém-moída, a gosto

1 colher (sopa) de azeite

150 g de cogumelo shitake fresco, limpo e cortado em fatias

1cebola picada

8 ramos de salsa picados

5 talos de cebolinha picados

½ pimenta dedo-de-moça picada (sem as sementes)

Preparo

Comece cozinhando o arroz: derreta a manteiga numa panela média e adicione em seguida o arroz (não é preciso lavar, o Arroz Tio João já vem limpo!).

Refogue por 1 a 2 minutos, junte as raspas da limão e o gengibre ralado, mexendo bem.

Adicione 4 xícaras (chá) de água quente, tempere com o sal e espere retomar a fervura. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até que a água seque, mantendo a panela tampada até o momento de montar o prato.

Enquanto isso, prepare o refogado de frango e shitake: aqueça uma frigideira de fundo largo por 3 minutos, derreta a manteiga e doure levemente o alho.

Em seguida acrescente as tirinhas de frango e frite-as até ficarem levemente douradas. Tempere com sal e pimenta e reserve. Aproveite a mesma frigideira para refogar o shitake: aqueça o azeite, junte a cebola e refogue até que ela fique transparente.

Acrescente o shitake e frite em fogo forte, por 3 a 5 minutos. Junte o frango reservado, misture bem e apague o fogo.

Montagem: com uma colher (sopa) coloque porções de arroz num aro (vazador) e deixe por 1 minuto, para que os grãos adquiram o formato da peça. Coloque a mistura de frango e shitake na superfície do prato e sirva em seguida, com um buquê de salada verde.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 porções

Caso você não encontre o cogumelo shitake, experimente substituir por cogumelo fresco tipo paris, cortado em lâminas grossas.