terça-feira, 5 de maio de 2009

Cachaça de Minas em feira internacional

Cerca de 200 produtores de cachaça de alambique das regiões de Ponte Nova, Salinas e Poço Fundo (veja quadro) serão representados na Brasil Cachaça 2009 – 6ª Feira Internacional da Cachaça, um dos mais importantes eventos de negócios do setor que começa nesta terça-feira (5/5), em São Paulo. Com o apoio do SEBRAE-MG, os pólos estarão reunidos no estande Cachaças de Minas, um espaço de 49 metros quadrados. O evento termina dia 7 de maio, com expectativa de receber um público aproximado de 20 mil visitantes.
A Cooperativa dos Produtores de Cachaça e Derivados da Cana do Sul de Minas (Coopercasul), sediada em Poço Fundo, irá participar pelo terceiro ano consecutivo da Brasil Cachaça. Na última edição, em 2008, a cooperativa negociou a venda de 2 mil garrafas da marca Colinas do Sul para os EUA. "Nosso produto disputou com mais de 400 marcas e ficamos com a medalha de prata", informa Ivã Santana Vilela, vice-presidente da Coopercasul.
Apesar de avaliarem bem o sabor da Colinas do Sul, os compradores americanos fizeram algumas exigências em relação à embalagem para concretizarem a compra. "Estamos aguardando a definição deles em relação à garrafa e ao rótulo para finalizarmos a negociação", completa Vilela.
Desde 2005 a Coopercasul detém a marca Colinas do Sul. São 25 produtores cooperados, uma capacidade produtiva de 1,25 milhão de litros/ano e 160 empregos diretos gerados em cerca de 250 hectares de lavoura. "A maioria dos alambiques segue o modelo de agricultura familiar", pontua Vilela.
A organização dos produtores na cooperativa e o processo de melhoria gerencial já permite ao grupo planejar a expansão dos negócios. "Focamos nossas vendas em cidades turísiticas do Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nossa meta este ano é comercializar 500 mil litros. Em 2010 saltaremos para 1 milhão e, em 2011, para 1,5 milhão", comenta o presidente da Coopercasul.

Projeto Cachaça

Há quatro anos o SEBRAE-MG desenvolve ações para melhorar a gestão de pólos produtores de cachaça de alambique e aumentar os negócios dos pequenos produtores do setor. Nos pólos de Ponte Nova, Salinas e Poço Fundo os trabalhos incluíram a adequação das instalações dos alambiques, padronização dos produtos, capacitação técnica e gerencial dos produtores. "Eles participaram de consultorias sobre o processo de fabricação, formação de preços, design de embalagens, além de feiras e rodadas de negócios para prospecção de mercados", resume Fernando Ataíde, analista de Agronegócio do SEBRAE-MG.

Brasil Cachaça 2009
5 a 7 de maio
Transamerica Expo Center – São Paulo
5/5 - 14h às 19h - Dia exclusivo para visitação profissional6 e 7/514h às 19h - Somente Profissionais19h às 22h - Profissionais e Consumidores finais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado para o Gordo!